Postagens

Mostrando postagens de junho, 2021

Art Nouveau no Brasil

Imagem
  O Art Nouveau no Brasil começou a surgir no começo do século XX. A primeira obra de Art Nouveau em São Paulo foi o edifício Vila Penteado, projetado pelo arquiteto sueco Carlos Ekman e finalizada em 1902. Trata-se de duas casas em uma só, idealizada para abrigar duas importantes famílias paulistas. A obra tem dois pavimentos e mais de 60 cômodos. Em 1949, o edifício foi doado à USP e passou a abrigar a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo até 1968. Hoje ele é sede do curso de pós-graduação da mesma faculdade. Outra obra de Art Nouveau presente em São Paulo é o Viaduto da Santa Efigênia, projetado pelo italiano Giulio Micheli. A curiosidade é que a sua estrutura veio totalmente pré-fabricada da Bélgica.                 Castelinho da Brigadeiro (São Paulo)                Colégio Santa Inês (São Paulo)   

Quais as principais características do Art Nouveau?

É importante observar que o Art Nouveau e o Arts and Crafts foram movimentos que trouxeram mais importância para o design de interiores. Até então, valorizava-se mais a pintura do que a confecção dos objetos. Diante desse contexto, a primeira característica do Art Nouveau que podemos citar é a valorização do trabalho manual e artesanato. Mas quando falamos de mobiliário, a maioria das peças eram produzidas de forma industrial. Essa é uma das principais diferenças do movimento de Art Nouveau e do Arts and Crafts, já que o movimento inglês era totalmente contra a industrialização dos objetos. Além disso, os artistas do Art Nouveau começaram a explorar o uso de materiais novos na decoração de edifícios, como o ferro, o vidro e o cimento. Um exemplo é o Balaústre da escada da Casa Solvay (1894/1899) do arquiteto e projetista belga Victor Horta.

Referências

CHAMPIGNEULLE, Bernard. A “Art Nouveau”. São Paulo: editora Verbo, 1976. 309 pág. DUNCAN, Alastair. Art Nouveau. New York: Thames & Hudson, 1994. ESCRITT, Stephen. Art Nouveau. London: Phaidon, 2000. LEMME, Arie Van de. Art Déco – Guía Ilustrada del Estilo Decorativo. Tradução de Gloria Mora. Madri: Editorial Ágata, 1997. 130 pág PEVSNER, Nikolaus. Origens da Arquitetura Moderna e do Design. Tradução de Luiz Raul Machado. São Paulo: editora Martins Fontes, 2001. 3ª edição. 226 pág.

Artistas e suas obras

Imagem
  LOUIS COMFORT TIFFANY: PINTOR, DESIGNER DE INTERIORES E ARTISTA AMERICANO Considerado o maior mestre dos vitrais do século passado, o artista produziu várias obras emblemáticas desse estilo. Com elegância e técnica, seus vitrais chamavam a atenção pela beleza e sofisticação. Logo, representam divinamente o estilo Art Nouveau. Feita em 1900, a janela Memória Lida Mitchell Fenton é um ótimo exemplo. ANTONI GAUDÍ: ARQUITETO CATALÃO I mpossível falar sobre Art nouveau sem citar o arquiteto Antoni Gaudí. Afinal, ele ficou bastante conhecido ao construir obras emblemáticas que contavam com características do estilo, como forma sinuosas e ondulantes.                              Feita entre 1906 e 1912, a Casa Milà é um exemplo de destaque. VICTOR HORTA: ARQUITETO BELGA Considerado um dos precursores do estilo, Victor Horta disseminou o Art Nouveau para a decoração e a arquitetura. Fez isso utilizando elementos novos, como o ferro e o vidro, matérias que uniam o exterior da obra com o seu d

ART NOUVEAU: CONTEXTO HISTÓRICO

O Art Nouveau surgiu em um período marcado pelo desenvolvimento da indústria e pela experimentação de novos materiais. Além disso, esse movimento também teve forte ligação com a Segunda Revolução Industrial. Logo, reproduziu sua proposta de inovação, progresso tecnológico e de produção em massa. Assim, essa corrente artística abraçou a ideia da produção em massa. Afinal, um de seus principais objetivos era que o estilo fosse acessível a maiores audiências.  Seu caráter inovador e de vanguarda também se relacionou com o  uso de novos materiais , como o vidro e o ferro. Além disso, teve como fonte de inspiração a  natureza . Logo, a estética naturalista baseada nas formas orgânicas e no estilo floreado também foi bastante valorizada. O estilo Art Nouveau também ficou conhecido pelas   formas sinuosas, curvas e pela assimetria   de suas peças. Atingindo seu auge nas duas primeiras décadas do século XX, esse movimento foi sendo substituído, de modo natural e gradativo, por experiências

O que é Art Nouveau?

Art Nouveau foi um movimento artístico que surgiu na Europa entre 1890 e 1910 e rapidamente se espalhou por outros países, inclusive o Brasil. Ele esteve presente na arquitetura (de forma decorativa), no design, e nas artes. Mas de onde vem o termo  “Art Nouveau”? Em 1895, o comerciante de arte e colecionador  Siegfried Bing  solicitou a arquitetos e designers a redecoração da sua galeria, a L’Art Nouveau, localizada em Paris. As belas obras criadas para o projeto foram exibidas na Exposição Universal de Paris de 1900, dando visibilidade mundial ao estilo que ficou conhecido como Art Nouveau. A principal inspiração para os artistas foi o movimento social e estético inglês Arts and Crafts. Entre outras características, o estilo valorizava o artesanato e trabalhos manuais, aproximando-o das belas-artes. O período em que o Art Nouveau ficou muito em voga é conhecido como  Belle Époque .